Menino ou Menina? Casal sueco se recusa a revelar sexo de criança

by - segunda-feira, julho 13, 2009




Alguns pais decidem não querer saber o sexo da criança durante a gestação. Esperam pela hora do parto para descobrirem se é um menino ou uma menina.
Mas um casal de 24 anos na Suécia levou esta prática além dessa realidade. Eles se recusam a dizer o sexo de sua criança (na foto acima), que já tem dois anos e meio de idade.
Eles a chamam de Pop.

“Queremos que Pop cresça com maior liberdade e que não seja forçado a um gênero que o/a moldará”, disse a mãe. Pop (um nome fictício para proteção da criança) usa vestidos e também calças masculinas e seu cabelo muda do estilo feminino para o masculino a cada manhã.
Apesar de Pop saber as diferenças entre um menino e uma menina, os pais se recusam a adotar pronomes para chamar a criança.

A controversa atitude do casal gerou um intenso debate no país.

O jornal sueco que entrevistou os pais, The Local, conversou com a pediatra sueca Anna Nodenström do Instituto Karolinska sobre os efeitos a longo prazo no comportamento da criança. “Afetará a criança, mas é difícil de dizer se fará mal a ela”, diz a pediatra. “Não sei o que os pais querem com isso, mas certamente ela será diferente”, completou.
Anna ainda afirmou que quando Pop entrar na escola, se seu gênero ainda for desconhecido, ela chamará muito a atenção dos coleguinhas.

A psicóloga canadense Susan Pinker autora do livro The Sexual Paradox, também entrevistada pelo jornal sueco, disse que será difícil manter incógnito o sexo da criança por muito mais tempo. “As crianças são curiosas sobre suas identidades e tendem a gravitar em torno das de mesmo sexo no começo da infância”.

Pop logo ganhará um irmãozinho ou irmãzinha, porque a mãe está grávida. Ela afirmou que irão revelar o gênero ”quando Pop quiser”.

Fonte: Época


Quando pensamos que já vimos tudo, surgem atitudes e comportamentos totalmente impensáveis, como este da matéria da Revista Época.
Parece óbvio que esta criança será afetada por essa omissão sobre sua identidade de gênero.
Na idade escolar não terá nenhuma referência sobre si mesma e sua auto-imagem estará seriamente comprometida.
Como Pop se referirá a si mesma? Qual pronome aplicará para se definir ou expressar?
Pop, enquanto cidadão, na verdade, não existe!
Pois não existe ainda classificação para pessoas sem sexo.
E vocês, o que acham?
Debate aberto...


Posts Sugeridos

3 comentários