Ciúme Patológico

by - domingo, janeiro 27, 2013




O ciúme patológico é um transtorno afetivo grave, que corrói e destrói o relacionamento e os sentimentos; é uma perturbação em que o indivíduo se sente constantemente ameaçado. 
Nesses casos, muitas vezes, a relação é baseada na posse; consequentemente, isso bloqueia, não faz crescer o amor. 
O relacionamento torna-se muito angustiante, tenso, carregado de uma intensa carga emocional negativa. 
No processo de ciúme patológico, várias emoções, pensamentos irracionais e perturbadores, dúvidas e ruminações sobre provas inconclusivas, ideias obsessivas, prevalentes ou delirantes sobre infidelidade, busca incessante de evidências que confirmem ou afastem a suspeita, além de comportamentos inaceitáveis ou bizarros, são experimentados pelo indivíduo que sofre do problema. 
A perturbação se manifesta através de sentimentos como ansiedade, culpa, raiva, sentimento de inferioridade, imagens intrusivas, remorso, humilhação, insegurança, vergonha, rejeição, rituais de verificação, desejo de vingança, angústia, possessividade, baixa auto-estima, muito medo de perder o parceiro para um rival, desconfiança excessiva e infundada, gerando significativo prejuízo no funcionamento pessoal e interpessoal de quem sofre desse mal. 

Alguns autores sugerem, por exemplo, que o ciúme patológico possa ser sintoma de um quadro obsessivo-compulsivo, no qual pensamentos de ciúme podem ser vivenciados como excessivos, irracionais ou intrusivos, e podem levar a comportamentos compulsivos, como os de verificação (por exemplo: questionamentos, telefonemas em curtíssimos intervalos entre uma ligação e outra, visitas-surpresa, vasculhar bolsos, bolsas, celulares, agendas, ouvir telefonemas nas extensões, seguir o parceiro, abrir correspondências, entre outros), caracterizados por dúvidas e ruminações sobre provas inconclusivas, na busca incessante de evidências que confirmem ou afastem a suspeita. 
A manifestação do ciúme patológico, leva à distorção da percepção da realidade e pode, também, deturpar a interpretação dos fatos. 
Forma-se então, um círculo vicioso e pernicioso: O ciumento não perdoa e não confia. 
Se lhe faltam motivos no presente, busca-os no passado e até no imprevisível futuro, ainda que ilusórios, frutos de sua imaginação atormentada. 

Diante da gravidade das consequências desse problema, é fundamental atentar para a importância do tratamento psicológico e/ou psiquiátrico, em casos de ciúme patológico. 
Admitir o problema, não negligenciando, nem negando a situação e procurar ajuda são gestos de sabedoria. Discutindo a relação abertamente com o parceiro, dividindo angústias e temores, procurando questionar os fatos, rever as atitudes tomadas, auto-avaliar-se, entre outras atitudes benéficas, promovem uma autocompreensão e autoconhecimento, necessários para uma relação amorosa saudável, caso contrário, esse problema pode levar a uma série de consequências, tais como a solidão, a depressão e outras, muitas vezes, irreversíveis. 

É importante que profissionais diversos, como psicólogos e psiquiatras, tenham conhecimento acerca do assunto e dos principais aspectos envolvidos na dinâmica de ajustamento conjugal para um tratamento mais eficaz. 

(Fonte: Trechos da REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE PSICOLOGIA - Khallin Tiemi SEO)
                                                                     

TESTE SEU NÍVEL DE CIÚMES

Para verificar o seu nível de ciúme, basta responder honestamente as questões abaixo. Lembrando que as perguntas aplicam-se para ambos os sexos: 

1- Quando vocês estão em uma festa e o seu parceiro olha para o lado mais de uma vez, você automaticamente acha que ele está olhando para alguém do outro sexo? 
Sim 
Não 

2- Quando vocês planejam um passeio e no dia marcado seu parceiro diz que está impossibilitado de ir, você logo imagina que ele vai sair com outra? 
Sim 
Não 

3- Se vocês se veem mais de 4 vezes por semana e em um desses dias o parceiro diz que está cansado do trabalho e que, naquele dia, prefere ir direto para casa descansar, você logo pensa que é mentira e que ele irá encontrar-se com outra? 
Sim 
Não 

4- Na noite que seu parceiro preferiu ir direto para casa descansar (pergunta anterior) você fica ligando para seu celular e telefone fixo várias vezes, até de madrugada, para checar se ele está mentindo? 
Sim 
Não 

5- Se seu parceiro informa que não poderá vê-la em um final de semana por que está realizando um projeto em sua residência, você acha que ele está mentindo? 
Sim 
Não 

6- Fica checando os posts do parceiro nas redes sociais em busca de flagrá-lo traindo você? 
Sim 
Não 

7- Independente do assunto, quando você lê posts de amigas de seu parceiro no Mural dele nas redes sociais você fica com ciúmes? 
Sim 
Não 

8- Quando você vê fotos de seu parceiro com outras mulheres, em datas anteriores a que se conheceram, você sente ciúmes? 
Sim 
Não 

9- Se o celular de seu parceiro toca, quando vocês estão juntos, e ele não atende, você logo imagina que é uma ligação de uma rival? 
Sim 
Não 

10- Você já seguiu seu parceiro? 
Sim 
Não 

11- Você acha que quando se vive um relacionamento afetivo seu parceiro deve afastar-se dos amigos? 
Sim 
Não 

12- Em seus relacionamentos afetivos você sempre liga para seu parceiro mais de 3 vezes ao dia e envia vários torpedos ao longo do dia? 
Sim 
Não 

13- E se ele não responde um dos seus torpedos você acha há algo errado? 
Sim 
Não 

• Se respondeu “Não” a todas as perguntas você está de parabéns! Vive seus relacionamentos de forma tranquila e saudável. E não é ciumento.
• Se respondeu “Não” a 8 perguntas pode indicar que você não sente-se totalmente seguro em seus relacionamentos mas, o ciúme ronda ameaçadoramente sua serenidade. 
• Se respondeu “Sim” a 10 perguntas sugere que apresenta um perfil de insegurança, baixa auto-estima e pouca confiança em si mesmo. Nessas condições, os relacionamentos afetivos são difíceis. A intervenção psicológica se faz necessária para que o indivíduo possa conhecer seus potenciais e assim readquirir seu amor-próprio. 
• Se respondeu “Sim” a todas as perguntas, pode indicar que constantemente suas relações afetivas são marcadas por frequentes desentendimentos e tem pouca duração em virtude do ciúme excessivo, possivelmente ocasionado pela ausência de auto-confiança e auto-estima . 
O sofrimento emocional é intenso e requer urgentemente tratamento psicoterápico. 

A felicidade de cada um depende da paz interior que construímos e da força de vontade que empreendemos nesse propósito. 

(Elaborado por Cristina Santos) 

Direitos Autorais Reservados © Cristina Santos

Posts Sugeridos

19 comentários