facebook google twitter tumblr instagram linkedin
  • Home
  • Curriculum
  • Links
  • Sobre
  • Contato

FELIZ TERAPIA

O Feliz Terapia tem como objetivo tirar dúvidas sobre questões que afligem o Homem em sua caminhada, como: O que é ser feliz? Só se pode ser feliz à dois? E também, oferecer mensagens de teor construtivo que transmitam alegria e bem-estar.

Kim Yong-Ung: com apenas 4 anos, já estava na faculdade e aos 15 já tinha o maior QI do mundo

Nascido em 1962, esse pequeno gênio coreano já lia em japonês, coreano, alemão e inglês com apenas quatro aninhos. Com nove anos recebeu o título de Doutor "Honoris Causa" em Matemática Espacial e Cálculo Diferencial. Aos 12 anos recebeu igual título em Física Nuclear. É considerado o gênio mais completo da história da humanidade.

Seu QI: 210. Ninguém jamais alcançou tal grau.

Gregory Smith: com apenas 12 anos foi nomeado para receber o Nobel da Paz

Nascido em 1990, esse menino já podia ler com apenas dois anos de idade.

Aos 10, se matriculou na universidade. E quando não estava estudando, Gregory viajava pelo mundo com ativistas buscando os direitos da criança.

O menino é tão cheio de iniciativas que fundou a International Youth Advocates, uma organização que promove passeatas pela paz e compreensão entre os jovens de todo o mundo. Ele já se encontrou com Bill Clinton e Mikhail Gorbachev e já deu um aulão para os membros da ONU.

Por tudo isso, foi nomeado quatro vezes para receber um Prêmio Nobel da Paz. Sua última conquista? A carteira de motorista.


Akrit Jaswal: com sete anos, o menino já era cirurgião

"O menino mais inteligente do mundo": assim é como Akrit tem sido chamado.

E é fácil entender o motivo. Como o QI do garoto é 146, ele é considerado o mais inteligente na Índia. Note-se que o país possui mais de um bilhão de habitantes.

Em 2000, Akrit executou o seu 1º procedimento médico, em sua casa com apenas sete anos de idade, ele operou uma menina de oito anos que tinha uma mão queimada de um incêndio, o que fez com que seus dedos grudassem.

Mesmo sem nenhuma formação médica e sem experiência de cirurgia, ele conseguiu desgrudar os dedos e ela foi capaz de utilizar a mão novamente.

Com doze anos, Akrit disse estar próximo de descobrir uma cura para o câncer. Agora ele está estudando em Chandigarh College e é o mais jovem estudante da universidade indiana.




Aelita Andre: com dois anos, ela já fazia uma exposição de arte

A pequena Aelita foi descoberta por um diretor de uma famosa galeria de arte, Mark Jamieson, que gostou do que viu nas obras dela e concordou em incluí-la na galeria. Só que o diretor da galeria não sabia que a pintora dos quadros tinha só um ano e dez meses, na época.

Jamieson colocava convites e anúncios em revistas de arte para chamar mais gente para o evento, apresentando as pinturas. Quando soube que a grande artista era um bebê, quase não acreditou.

Fabiano Luigi Caruana: com 14 anos já era mestre em xadrez

Em 2007, com 14 anos 11 meses e 20 dias, este menino foi o mais jovem campeão de Grandmaster do xadrez da história da Itália e dos Estados Unidos, pois ele tem dupla cidadania. Atualmente, no ranking da FIDE de 2009, ele tem 2649 pontos, sendo assim, classificado como o melhor enxadrista do mundo, com 18 anos.

quarta-feira, setembro 02, 2009 1 comentários

Em 27 de Agosto comemora-se o dia do profissional que cuida da alma...
que cuida da mente...
que cuida do equilíbrio emocional...
das dores da psiquê...
dos traumas...
das fobias...
das perdas...
das tristezas...
dos transtornos...
dos distúrbios mentais...
da gestão de pessoas...
da sanidade no trânsito, nos esportes e na justiça social!

Essa nobre e delicada profissão zela para que não enlouqueçamos com os pequenos nadas do dia a dia e para que entendamos o nosso interior, tão cheio do exterior.
Favorecem a percepção dos sentimentos a partir da compreensão do contexto que está inserido extraindo, deste, o melhor para sua jornada.
Proporcionam a reflexão sobre as possibilidades de crescimento emocional e profissional nos diversos segmentos da Sociedade, levando em consideração o bem-estar de todos.
Muitos os consideram importantes aliados no mapeamento de si mesmos, porém, apesar de ser Lei, muitas instituições da área de saúde ainda hesitam em contratá-los.

Saúdo os colegas que dedicam horas em seus consultórios, hospitais e instituições ao atendimento consciente e responsável aos humanos do mundo!

Abraços,
Cristina Santos

sábado, agosto 22, 2009 No comentários


* Objetivo: O curso destina-se a promover informações sobre o processo regressivo baseado na técnica de Morris Netherton, Edith Fiore e Patrick Druout.
Proporcionar o conhecimento da técnica específica com aulas teóricas e a vivência pessoal, no final do curso.


* Duração do Curso: 8 meses (8 módulos)

* Duração da Supervisão: 4 meses (o valor não está incluído)


* Frequência: Um módulo por mês com aula em final de semana.

* Facilitadora: Cristina Santos - Psicóloga, Pedagoga, Especialista em Neuropsicologia, Especialista em Psicopedagogia, Hipnóloga Ericksoniana formada pelo The Milton H. Erickson Foundation (USA), Terapeuta Floral, Mediadora Jurídica, Terapeuta de Ectoplasmia e Conferencista.

* Local: Recife/Pe.

* Início: 30/08/2009

* Investimento: R$ 350,00 - por módulo, incluído a Vivência Pessoal. (A Supervisão não está incluída)

- 10% de desconto para pagamento à vista até 23/08/2009

- Ou Parcelamento em 2 vezes com a primeira até dia 15 e a segunda no dia 29/08/2009.

* Informações: 81-34713661 ou cristinasantosbr@yahoo.com.br



* Obs.: Apenas podem realizar o Curso Psicólogos e Médicos com Especialização em Psicoterapia.

sábado, agosto 08, 2009 No comentários

Estamos vivendo atualmente a moderna era do stress, onde observamos que, cada vez mais, estamos abarrotados de obrigações, responsabilidades, agendas lotadas com necessidades de termos mais de uma Especialização em nossa profissão, como os MBAs, Mestrados, Doutorados, Pós-Doutorados; numa corrida obsessiva contra o tempo e pela garantia de permanecer no emprego e/ou de arrumar um.
A competição no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada.

Hoje o profissional precisa se superar a cada dia, batendo seu próprio recorde com um aumento substancial de empregos sem carteira assinada.
Os autônomos e os free-lancers, possivelmente só conseguirão algum trabalho no ramo da terceirização de serviços e aí a seleção natural é evidente e bem objetiva:
só os melhores e os "mais feras"conseguirão a melhor vaga e o melhor salário no mercado de trabalho atual.


As mulheres, hoje tão liberais, modernas e "super-poderosas" (embora muitas delas estejam ficando hiper esgotadas), estão tendo que se desdobrar, caso queiram manter o status e queiram ter a sua própria casa, carro e marido.
Sendo que muitas preferem a produção independente: filho, empregada, cachorrinho, dinheiro para uma viagem ou para cuidar do corpo e da pele.
Nestes casos, precisam começar o dia bem cedo, 5 ou 6h da manhã, para irem à academia, depois deixarem o filhote na escola e saírem correndo para o trabalho.
No almoço, o fast-food é a primeira opção: salada verde com franguinho grelhado para as mulheres-diets ou "mulheres-zero".
Sim, tudo às pressas, para poderem chegar ao trabalho na hora certa.
Algumas, ainda farão suas 'pós' depois do trabalho, outras irão para casa terminar os serviços não acabados e ver se os filhos fizeram o dever.

Também não é nenhuma novidade que as relações afetivas homem-mulher estejam cada dia mais desgastadas.
Tanto eles quanto elas vivem reclamando, estão quase sempre descontentes, decepcionados, com sentimento de vazio, de solidão, de impotência, etc.

Observamos também que, talvez até por falta de tempo ou pelos tantos problemas compartilhados em casa pelos casais, que muitos têm se queixado cada vez mais da falta de interesse e de libido na relação.
Dizem-se sobrecarregados, sentindo falta de carinho, atenção e reconhecimento.
O que, naturalmente, provoca distanciamento do casal.
O fato é que, seja em nome dessa frustração ou por qualquer outro motivo, muitos querem se distrair fora de casa, não raro, saindo depois do trabalho para bate-papos com amigos em barzinhos.
Tudo regado à petiscos e muito chopp, enquanto outros confessam que precisam de relacionamentos extra-conjugais, para se confortarem um pouco.

Fator também de suma importância para a gênese do stress é o empobrecimento visível da nossa classe média que, apesar de trabalhar mais, não consegue ascender socialmente.

Solução? Sim, tem.
Não há problemas sem solução!

Precisamos afinar a nossa confiança e auto-estima acreditando no potencial criativo diante do novo e das dificuldades, e assim, desengavetarmos o bom humor e as nossas ferramentas internas para realizarmos mudanças, enfrentando as adversidades diárias, respeitando os próprios limites.


sexta-feira, agosto 07, 2009 2 comentários



O sentimento revela o nosso interior.

Se o escondemos, impedimos que nos "vejam"...

Mas "ver" não com os olhos, pois estes só captam o exterior.

Ver a essência que trazemos em nosso íntimo só requer sensibilidade.

Deixar o sentimento fluir revela o quão cristalino e seguro nós somos!

(Cristina Santos)


Desejo-lhe uma semana iluminada!

terça-feira, agosto 04, 2009 No comentários
Infelizmente, tivemos que mudar o nosso template por ter apresentado problemas técnicos nesses últimos dias. Espero que este seja do agrado de todos!

Abraços,
Cristina Santos
quinta-feira, julho 30, 2009 No comentários




A exposição à poluição durante a gravidez afeta o coeficiente intelectual das crianças, segundo um estudo americano que será publicado no jornal Pediatrics de agosto.
O estudo realizado durante cinco anos com 249 crianças que viviam nos bairros de Harlem e Bronx, em Nova York, mostra que os HAP, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, diminuem o coeficiente intelectual das crianças desde a gestação.
Os HAP são poluentes tóxicos produtos da combustão do carvão, do diesel, da gasolina ou do gás.

O estudo foi realizado pelo Columbia Center for Children's Environmental Health (CCCEH) e financiado pelo Instituto Nacional para a Saúde dos Estados Unidos (NIH).
As crianças expostas a altos níveis de HAP (2,26 nanogramas/m3) mostraram que possuem um coeficiente intelectual inferior em 4,31 a 4,67 pontos, ao das crianças não expostas.

"Estas conclusões são preocupantes pois estes desempenhos em termos de coeficiente intelectual podem ter consequências no desempenho na escola", disse Frederica Perera, professora de saúde ambiental e diretora do CCCEH.
Ela observou que os efeitos desta contaminação sobre o coeficiente destas crianças é similar aos diagnosticados em crianças expostas a níveis baixos de chumbo, nocivo para o sistema nervoso. "As conclusões do estudo são uma fonte de preocupação porque o coeficiente intelectual é um determinante importante do futuro sucesso escolar e os HAP são muito usados nos centros urbanos em todo o mundo", acrescentou Perera.

(Fonte: Yahoo)

quarta-feira, julho 22, 2009 1 comentários


SENTIDOS


O sentimento revela o nosso interior.

Se o escondemos, impedimos que nos "vejam"...

Mas "ver" não com os olhos, pois estes só captam o exterior.

Ver a essência que trazemos em nosso íntimo só requer sensibilidade.

Deixar o sentimento fluir revela o quão cristalino e seguro nós somos!

(Cristina Santos)

segunda-feira, julho 20, 2009 No comentários


Jorge tem 25 anos e estuda Engenharia. Há dois anos, pouco tempo depois de começar sua trajetória universitária, ele começou a sofrer de crises emocionais que lhe causavam um enorme desgaste físico e mental. Seu rendimento acadêmico foi caindo aos poucos, assim como sua energia e sua autoconfiança.Ao longo de sua vida, Jorge sempre foi um estudante exemplar; se preparava para provas com afinco e tirava as melhores notas. Costumava se definir como uma pessoa amante do controle e da perfeição, normas que aplicava a tudo o que fazia.

A via-crúcis de Jorge começou quando entrou na universidade e teve que se adaptar a métodos de estudo e trabalho muito diferentes dos que conhecia e aplicava durante o ensino médio. Mais exigências, e também mais dúvidas. Sua segurança caiu por terra. Então, um colega de faculdade falou muito bem de um hipnoterapeuta e da rapidez com que podia dar alguma solução para seu problema. Jorge não desejava começar um longo tratamento psicológico, e a tal "via rápida de acesso ao inconsciente" prometida pela hipnose se tornou bastante atraente.

Logo na primeira consulta, Jorge iniciou um processo terapêutico que o fez descobrir muitas coisas sobre si mesmo e o conduziu não só ao alívio da ansiedade que sofria, mas a uma profunda mudança de vida, algo que o surpreendeu. O estudante descobriu que cursava Engenharia para satisfazer seus pais e que gostava de Turismo. Mudou de carreira, e agora vai à faculdade com entusiasmo em vez de temor, como acontecia antes. Sua segurança e bem-estar não pararam de crescer desde que encontrou seu próprio caminho na vida.

Os médicos e psicólogos usam cada vez mais deste "estado parecido ao do sono" para tratar casos como o de Jorge, porque a hipnose é um dos tratamentos complementares mais eficazes. Mas no que consiste a hipnose? Segundo a psicóloga clínica Lola Mayo, especialista em hipnoterapia e regressões induzidas, "é um estado de relaxamento e consciência alterada, conseguido com a ajuda de outra pessoa ou autoinduzida, similar à sonolência".

Janela para o inconsciente

A hipnose é um estado no qual as zonas profundas e inconscientes da mente se tornam mais acessíveis e a pessoa fica mais receptiva para si e para os outros. Em uma sessão de hipnoterapia, o terapeuta costuma pedir ao paciente que fique deitado, com o objetivo de facilitar o relaxamento. Para conseguir o transe, é possível utilizar o estímulo verbal, falando de forma suave e tranquila com o paciente, para criar um ambiente sem tensão.

Outras técnicas para induzir a hipnose consistem em pedir ao paciente que olhe fixamente um objeto, até que suas pálpebras fiquem pesadas e se fechem, ou fazer com que concentre sua atenção em suas próprias mãos e pense que são leves e "flutuam". Alguns terapeutas, por sua vez, pedem para que o paciente olhe um ponto fixo no teto ou uma pequena fonte de luz, outros utilizam um desenho em espiral que focaliza a visão no centro do quadro. A combinação de estímulos visuais e verbais prossegue até que seja alcançado o grau de transe desejado para aplicar o tratamento. Para finalizar a sessão, o terapeuta faz uma contagem regressiva, pedindo ao paciente para que recupere a consciência ao chegar ao número um.

"O transe hipnótico permite que o terapeuta introduza ideias de melhora pessoal e provoque mudanças de conduta positivas. Também pode fazer com que a pessoa recupere suas lembranças ou experimente os sentimentos que acompanharam eventos passados", explica Lola Mayo.
Esta técnica permite descobrir a origem dos conflitos afetivos e a razão de uma conduta nociva, além de poder aliviar o mal-estar, ao libertar ou analisar os traumas ocultos na mente. Segundo a psicóloga, "durante a hipnose, é aberta a porta, normalmente fechada, entre as áreas consciente e inconsciente do cérebro que controlam, respectivamente, o intelecto e as emoções e sensações, para que ambas trabalhem juntas para resolver os problemas e conflitos". "Assim, a hipnose ajuda a deixar de fumar ou de comer em excesso, condutas que nossa mente consciente sabe que são prejudiciais, mas nosso mundo inconsciente nos impulsiona a fazer", afirma.

Combinada com outras técnicas, a hipnose é útil para tratar fobias, depressões e ansiedade, assim como a falta de segurança, a insônia, e a conduta obsessivo-compulsiva. Também ajuda resolver a bulimia, a anorexia, problemas sexuais, além de aliviar os efeitos da quimioterapia. "A hipnoterapia também é eficaz para ajudar a superar comportamentos ou hábitos que prejudicam a saúde, como fumar, comer ou álcool em excesso, ou condutas não desejadas, como gaguejar, roer as unhas e possuir tiques nervosos", diz Lola Mayo.

(Matéria de Daniel Galilea - Site Yahoo)



* Assino embaixo esta matéria porque também sou Hipnoterapeuta Ericksoniana formada pelo The Milton H. Erickson Foundation (USA) e a utilizo quando o caso possui indicações.

sexta-feira, julho 17, 2009 5 comentários

"Uma menina de 2 anos salvou a vida de sua mãe ao chamar a ambulância, em Bournemouth, na Grã-Bretanha. Isabelle Keeling discou o número de emergência 999, quando sua mãe, Joanne, 34 anos, teve uma reação alérgica a látex.

Joanne disse que pediu à filha que pegasse o telefone por que não estava se sentindo bem. Ela disse que se aplicou uma injeção de adrenalina quando sentiu a reação alérgica, mas o medicamento não funcionou imediatamente e ela desmaiou.

Joanne disse que ouviu Isabelle falando ao telefone, mas pensou que a menina tivesse apertado o botão de rediscagem. Mas Isabelle estava falando com uma operadora do serviço de emergência, e soube dar seu nome, endereço e número de telefone. Além disso, ela abriu a porta de casa para os vizinhos e paramédicos que ajudaram sua mãe.

No dia anterior a menina havia assistido a um episódio do programa infantil Tweenies, em que os personagens ensinavam como ligar para número de emergência."

Fonte: Terra


Ações como essa poderiam acontecer também no Brasil se houvessem programas infantis, de fato, educativos e de qualidade. Nos canais abertos, encontramos bom contéudo na TV Cultura e TV Universitária, como o antigo Castelo Rá-Tim-Bum. Infelizmente, apenas nas tv's por assinatura encontramos com mais frequência esse tipo de programação.

A criança copia os adultos, seus hábitos e atitudes e como a correria da vida moderna, geralmente, deixa pouco tempo para que pais e filhos fiquem juntos, na ausência deles, a tv faz o papel de transmissor de valores e posturas. Resta questionarmos se o que nossas crianças assistem, atualmente, é útil ou não.

Pensemos no assunto!




quinta-feira, julho 16, 2009 No comentários


A maior fantasia humana é achar que pode escapar à própria consciência após cometer desatinos contra si e contra os outros, pois à mente nada escapa e seu juízo de valor está intrínsecamente ligado aos critérios de certo e errado.
A falta de sólidos valores morais e a ausência de limites promovem a falsa sensação de "poder" e "liberdade" que os imaturos humanos experimentam.
E por falta de um norteador seguro deixam-se levar por mentes patológicamente alteradas que os seduzem com promessas de ganhos fáceis e sensações espetaculares...
Como resultado, encontramos corpos sem vida entorpecidos e vilipendiados, frutos do maior equívoco humano: a ignorância!


(Texto com Direitos Autorais Reservados © Cristina Santos)




quarta-feira, julho 15, 2009 1 comentários



Alguns pais decidem não querer saber o sexo da criança durante a gestação. Esperam pela hora do parto para descobrirem se é um menino ou uma menina.
Mas um casal de 24 anos na Suécia levou esta prática além dessa realidade. Eles se recusam a dizer o sexo de sua criança (na foto acima), que já tem dois anos e meio de idade.
Eles a chamam de Pop.

“Queremos que Pop cresça com maior liberdade e que não seja forçado a um gênero que o/a moldará”, disse a mãe. Pop (um nome fictício para proteção da criança) usa vestidos e também calças masculinas e seu cabelo muda do estilo feminino para o masculino a cada manhã.
Apesar de Pop saber as diferenças entre um menino e uma menina, os pais se recusam a adotar pronomes para chamar a criança.

A controversa atitude do casal gerou um intenso debate no país.

O jornal sueco que entrevistou os pais, The Local, conversou com a pediatra sueca Anna Nodenström do Instituto Karolinska sobre os efeitos a longo prazo no comportamento da criança. “Afetará a criança, mas é difícil de dizer se fará mal a ela”, diz a pediatra. “Não sei o que os pais querem com isso, mas certamente ela será diferente”, completou.
Anna ainda afirmou que quando Pop entrar na escola, se seu gênero ainda for desconhecido, ela chamará muito a atenção dos coleguinhas.

A psicóloga canadense Susan Pinker autora do livro The Sexual Paradox, também entrevistada pelo jornal sueco, disse que será difícil manter incógnito o sexo da criança por muito mais tempo. “As crianças são curiosas sobre suas identidades e tendem a gravitar em torno das de mesmo sexo no começo da infância”.

Pop logo ganhará um irmãozinho ou irmãzinha, porque a mãe está grávida. Ela afirmou que irão revelar o gênero ”quando Pop quiser”.

Fonte: Época


Quando pensamos que já vimos tudo, surgem atitudes e comportamentos totalmente impensáveis, como este da matéria da Revista Época.
Parece óbvio que esta criança será afetada por essa omissão sobre sua identidade de gênero.
Na idade escolar não terá nenhuma referência sobre si mesma e sua auto-imagem estará seriamente comprometida.
Como Pop se referirá a si mesma? Qual pronome aplicará para se definir ou expressar?
Pop, enquanto cidadão, na verdade, não existe!
Pois não existe ainda classificação para pessoas sem sexo.
E vocês, o que acham?
Debate aberto...


segunda-feira, julho 13, 2009 3 comentários





As demonstrações de dor, de luto, continuam por todos os recantos do planeta, mesmo após uma semana de catarse em escala global. E, de repente, o mundo ficou pequeno para tanto sofrimento, pois em fração de segundos, algo que ocorre no Japão é veiculado em toda a Terra.

Michael Jackson, será dor para muitos durante um bom tempo.

Agora é hora para drenar a tristeza e vivenciar o luto psicológico. Permitir-se saber que a fragilidade é para todos e que de nada adianta mostrar-se "uma rocha" quando internamente estamos em pedaços.

Como participante assídua, ou melhor, residente assídua, de um mundo virtual chamado Second Life há três anos, pude verificar, nesses dias, que essas exteriorizações de sentimentos não se limitam ao mundo "real"... ( e vale aqui também conjecturar 'o que é real?', mas isso fica para outro post), pois por lá as pessoas que são chamadas de Avatares, também estão vivenciando essa perda.

Durante toda a semana, desde o anúncio de sua morte, várias ilhas - que são os locais onde os países são montados no Second Life - criaram espaços especiais para realizar suas homenagens ao cantor. Muitos Tributos e Memoriais são encontrados e disputados para visitação, pois no SL (abraviatura do Second Life) as ilhas só comportam 100 pessoas de cada vez.

O Brasil não tem em sua cultura o hábito de deixar presentes e mensagens em locais onde houveram tragédias ou que estejam ligados a alguém que morreu.
Mas, alguns países o fazem, principamente, os Estados Unidos.
E como no SL a vivência de situações é bem mais intensa pela ausência de barreiras geográficas e, consequente, facilidade de aproximação das pessoas, foi possível observar o intercâmbio da solidariedade, da tristeza e da dor!
Ali não havia só avatares em um mundo virtual, mas pessoas com sentimentos vividos de forma universal.

Como tenho uma dessas "ilhas", também prestei uma homenagem, um Tributo, como forma de agradecimento aos bons momentos que vivi ao som de suas músicas.
No centro da ilha de mais de 65.000 m2, construí um deck de madeira no meio do mar com grandes outdoors de fotos do ídolo em várias fases de sua carreira.
Coloquei música de seu repertório tocando 24h por dia e algumas flores, velas e outras lembranças.
Avisei a alguns amigos e em questão de minutos uma 'nuvem' de avatares começou a chegar e a trazer mais flores, velas, ursinhos, óculos, chapéus e uma infinidade de coisas significativas para eles.

E ali permaneciam em silêncio ou rezavam ou sentavam, pois haviam controles de menu para o avatar realizar essas ações.
A emoção era vísivel!!!
O respeito pela dor do outro era sentido.
E uns convidavam os outros para ir fazer o mesmo em outros Tributos...
Assim, sem saberem, iam fazendo sua catarse, pulverizando a dor que era REAL!
Hoje, após tantos dias de sua morte, este Tributo ainda é muito visitado e por lá já passaram mais de quinhentas pessoas, o que é um número enorme em termos de virtualidade.

E com essa experiência nos questionamos: esse sentimento vivenciado no mundo virtual é menor e menos importante que o mesmo vivido na 'realidade'?

Ou ainda: Sentimentos vivenciados nesses ambientes são reais ou meras ilusões dos sentidos? Acho que poderemos responder à essas questões quando o Homem construir um equipamento capaz de medí-los, mas enquanto isso não acontece ficamos com o bom e velho método da observação, que não deixa nossa percepção falhar.


Para aqueles que quiserem experienciar ou apenas visitar este espaço virtual, após baixar o programa que é grátis, basta acessar as seguintes coordenadas:
http://slurl.com/secondlife/nossa cidade/100/199/23


Abraços,
Cristina Santos


sábado, julho 11, 2009 No comentários




MICHAEL, PARA SEMPRE, JACKSON!

Lamentávelmente, assistimos atônitos e impotentes ao noticiário informando sobre a morte do ídolo que nos acompanhou em festas, boates, barzinhos.
Todo local em que havia música
dançante, lá estava ele, cantando só para nós.
Perplexos, tomamos conhecimento que aquela voz calou-se...

Que os passos pararam...

A luva branca não mais brilhará...

A camisa não voará a cada rodopio...

O suor não pingará após cada sequência coreográfica...

A leveza dos pés não mais bailarão sobre o tablado...
O menino-homem com suas dores não declaradas, que foi obrigado a cantar por um pai sem
escrúpulos, levou consigo seus segredos, mas deixou-nos um legado de poesia musical incomparável!
Milhões em todo o mundo choram a sua partida.
Milhões demonstram o seu sentimento por aquele que se julgava só.

Mas, não assistimos nenhuma demonstração paterna!
Michael Joseph Jackson, assim como seus irmãos, foram duramente afetados pela brutalidade e perversão daquele que deveria tê-los protegido e amado.
Legando a estes, o desequílibrio afetivo, o trauma psicológico.
Assim cresceu o menino-prodígio: sem infância, sem adolescência.
Era um pequeno adulto e com obrigações semelhantes.
Impedido de conviver com outros de sua idade, sem a diversão e as atividades próprias da sua
faixa etária, restava-lhe cantar.
E o fazia como ninguém!

Dessa forma, tornou-se adulto, mas com os pés nessa infância violentada e a adolescência
metamorfosiada de gente grande.
O que esperar, então, de um adulto pela metade?
Com desejos contidos, sonhos impedidos de realizar, vida truncada por algo chamado: sucesso. Acrescente-se à isso toda uma multidão de fotógrafos, jornais e revistas escaneando sua frágil vida.
A única saída foi o refúgio cercado de tudo aquilo que relembrava a distante infância e adolescência não vivida e mal resolvida.
Crianças ao redor parecia-lhe normal, afinal, "ainda" se via, inconscientemente, como uma delas. Juizo de valor não cabe a ninguém fazer, pois cada um tem seu lado sombra devidamente escondido...por vezes, até de si mesmo!
E quem disse que astros, celebridades não são alvo de estorções ou armações?
Quem garante que as acusações eram reais?
Nunca saberemos.
Mas sabemos seus antecedentes e sofrimentos.

Isso basta!
Será que lembramos, antes de julgar, das inúmeras campanhas em prol das crianças com câncer e da fome na África que ele realizou?
Claro que, a pedra vem antes!
Mas, muitos devem ter cuidado, pois alguns milhões tem telhados de vidro.
Tristemente, assistimos a mídia vasculhar casas em que viveu, extratos de contas em velhas caixas, e até dívida em farmácias...
Tudo em nome dos altos índices de audiência e esquecem daqueles que estão chorando a sua partida e que têm histórias de nobres ações vivídas com ele.
Algum deles saberia dizer quem foi Michael Jackson?
Para mim, (nesse instante ouvindo "Bad") vem apenas uma imagem: um Ser frágil fisicamente, voando no palco e perguntando - "Who's bad?"
Este Ser será, assim como Elvis, os únicos ídolos que tive e continuarei a ter, enquanto aqui
estiver.
E hoje e amanhã e durante vários dias ainda sentirei essa tristeza, como geralmente acontece
com aqueles que se dizem, humanos.

Michael, para sempre, Jackson!
Paz onde estiver!


segunda-feira, junho 29, 2009 2 comentários



Imagine se dentro de alguns anos existisse um remédio em forma de comprimido ou inalável que pudesse salvar o relacionamento de um casal. Talvez isso seja possível, de acordo com os trabalhos do pesquisador americano Larry Young, que estuda as bases químicas de uma das mais intensas, complexas e frequentemente contraditórias emoções humanas: o amor.
Cientista da Universidade de Emory, em Atlanta (EUA), Young e sua equipe, em
alguma medida, consideram que o amor "pode ser comparado a uma droga, já que está relacionado com as reações químicas que ocorrem no corpo e afetam o comportamento ou suas funções".
O doutor esclarece que, embora poderiam ser colocadas algumas bases para uma hipotética "poção do amor", suas pesquisas não têm esse objetivo, mas "desentranhar muitos aspectos de certos transtornos, como o autismo, que afeta a capacidade de estabelecer relações sociais, estudando os fatores químicos envolvidos nas emoções". Seus estudos com ratos da pradaria - animais que são bons modelos para as relações humanas, já que formam casais para a vida toda e passam sua juventude juntos - mostraram que uma rápida dose do hormônio correto pode alterar radicalmente as relações destes roedores.
"Nos testes com os ratos, tomando uma fêmea, se ela for colocada junto com um macho e se injeta ocitocina em seu cérebro, o animal tentará se vincular rapidamente com o macho. Por outro lado, se forem retirados seus níveis naturais de ocitocina, a fêmea rejeita o macho", disse o especialista.


O hormônio da confiança
Está provado pelos cientistas que a ocitocina cumpre diversas funções nas relações e
reprodução humanas. Sua liberação durante o orgasmo exerce um potente bloqueio do estresse e também estimula a circulação do esperma e a contração da musculatura pélvica feminina. No parto, esta substância também faz com que o leite chegue aos seios da mãe e estimula o bebê a sugar o mamilo.
O contato do bebê com o mamilo do peito da mãe gera reações no cérebro da mulher que leva à secreção de ocitocina, o "hormônio da confiança", revelou um estudo internacional publicado na parte "Computational Biology" da revista "Public Library of Sciences".
"Este hormônio intervém nos laços sociais e trabalhistas, e nas relações em que uma pessoa cuida de outras. Nos animais, esta substância é responsável de desenvolver o vínculo entre a mãe e sua descendência", segundo Young, que também afirmou que este processo "ocorre do mesmo modo nos humanos".
Além da descoberta do especialista de que a ocitocina é a responsável por vincular os ratos da pradaria, outras pesquisas anteriores realizadas com humanos mostraram que "esta substância hormonal também aumenta a relação a outras pessoas e a habilidade de compreender suas emoções", segundo o pesquisador americano. O doutor Young acredita também que esse hormônio "também intervém no fortalecimento dos vínculos entre as pessoas".
Se isso se confirmar, algum dia seria possível desenvolver afrodisíacos químicos que fariam com que nos apaixonássemos por uma pessoa ou que despertassem o interesse de outros em alguém, chegando a existir, inclusive, "antídotos contra amores inconvenientes". Uma pílula com esses efeitos provavelmente bateria todos os recordes de venda, certamente superiores às de muitos compostos farmacológicos para tratar uma doença, aliviar a dor ou prevenir um transtorno.
Por enquanto, essa "poção do amor" não chegou às farmácias, mas alguns empresários sonham com ela e, inclusive, já comercializaram através da internet produtos com aspecto de perfume que combinam a ocitocina com feromônios - hormônios associados à atração sexual nos animais - e que prometem aumentar as relações e encontros.Se algum dia fosse possível desenvolver um remédio deste tipo e complementando com uma terapia de casal, isso poderia ser proveitoso para casamentos em crise.
"Com um composto químico deste tipo, poderia se chegar a desenvolver uma 'prova do amor' para saber se duas pessoas são compatíveis para ter uma vida feliz em comum", disse o pesquisador.

(Texto publicado no site Yahoo em 21 de Junho de 2009)



* Vamos refletir baseando-nos nesta pesquisa:

Será que este comprimido ajudaria a manter ou a criarem-se relacionamentos?
Será que o aumento de Ocitocina no cérebro dos Psicopatas os fariam criar vínculos afetivos com as pessoas?
O que vocês acham disso? Deixem seus comentários!


domingo, junho 21, 2009 4 comentários


Esta semana todas as atenções estão voltadas para o desaparecimento do voo da Air France, desastre que gerou comoção nos quatro cantos do planeta.

Nesses momentos, paramos e muitos refletem sobre o desespero vivido pelos ocupantes daquela aeronave nos momentos cruciais e definitivos de suas vidas. E por mais que nos esforcemos não conseguiremos criar um panorama mental que se aproxime ao pavor experimentado por aquelas pessoas.
Podemos aquilatar a dor de seus parentes, o pesar pela perda de seus entes queridos e a perplexidade diante da impossibilidade de velar seus corpos.
Acrescente-se à isso a ausência de explicações técnicas sobre o motivo do desastre.
Fato este que, gera uma sensação de vazio e impotência diante do inexplicável.
A dor torna-se maior pois, na ausência dos corpos, sempre paira uma nuvem de esperança de que ainda poderá haver sobreviventes em algum lugar.
Essa incerteza, produz uma grande ansiedade e inquietação não só nos parentes e amigos das vitimas, mas em todos de uma forma geral.
É díficil lidar com uma perda.
Compreendê-la é tarefa para alguns. E aceitá-la, para poucos!
Admitir a nossa finitude e falar sobre isso não é algo comum em nossa sociedade ocidental onde fomos educados para festejar a matéria e chorar pelo imponderável.
Não nos preparamos para as ausências, as perdas, pois sempre achamos que esses acontecimentos estão distantes de nós. E quando eles nos batem à porta somos pegos de surpresa e afirmamos ser injusto o que acontece.
Mas, a finitude não é injusta!
É natural.
O renovar de energias, a reflexão sobre os valores de vida e o vivenciar a solidariedade e a compaixão são aprendizados vitais para todos.
Viver a dor e apreciar a alegria nos diversos momentos de nossas existências são degraus na construção da personalidade e na consolidação dos valores morais de cada Ser.
Viver o luto e chorar as perdas nos torna mais fortes, emocionalmente, e preparados para os degraus que virão.
Solidarizarmo-nos com aqueles que sofrem, nos torna melhores.
Chorar por eles, nos alivia!
Rezar para eles nos torna humanos...


Paz para todos àqueles que, de alguma forma, perderam algum parente ou amigo no voo 447!
sexta-feira, junho 05, 2009 No comentários
Olá Amigos,

Continuo sem muito tempo para atualizar, mas agora mudei o layout e, de cara nova, vou retomar...mesmo!!!
Agora temos, também, notícias da área de Psicologia.
Sugestões são bem vindas.

Abraços,
Cristina Santos
quarta-feira, maio 06, 2009 1 comentários
Posts Anteriores
Próximos Posts

Ouça

Reflexão

"Não podemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz."

Madre Teresa de Calcutá

Postagem em destaque

2021 - O Ano da Esperança

Postagens mais visitadas

  • Ciúme Patológico
    O ciúme patológico é um transtorno afetivo grave, que corrói e destrói o relacionamento e os sentimentos; é uma perturbação em qu...
  • Ocitocina - A Pílula do Amor
    Imagine se dentro de alguns anos existisse um remédio em forma de comprimido ou inalável que pudesse salvar o relacionamento de um ...
  • HIPNOSE: Tratamento Eficaz
    Jorge tem 25 anos e estuda Engenharia. Há dois anos, pouco tempo depois de começar sua trajetória universitária, ele começou a sofrer de cri...
  • 27 DE AGOSTO: DIA DO PSICÓLOGO
    Em 27 de Agosto comemora-se o dia do profissional que cuida da alma... que cuida da mente... que cuida do equilíbrio emocional... das dores ...
  • EU SOU FELIZ...E VOCÊ?
    Interessante como as pessoas só se interessam e prestam atenção aos acontecimentos tristes que ocorrem ao seu redor. Quando conv...
  • AS 5 CRIANÇAS-PRODÍGIO DO MUNDO ATUAL
    Kim Yong-Ung : com apenas 4 anos, já estava na faculdade e aos 15 já tinha o maior QI do mundo Nascido em 1962, esse pequeno gênio coreano ...
  • 27 de Agosto - Dia do Psicólogo
    Mais um ano de trabalho, mais uma tarefa cumprida. Serenidade distribuída, Pontuações realizadas, Questionamentos respondidos, Explosões...
  • Possibilidades
    Adoro criar coisas na net, porisso, a partir de hoje estarei postando algumas tirinhas especiais que, também, estarão em meu perfil no...
  • Tristeza Melhora a Memória
    Tristeza Melhora a Memória A tristeza pode ter efeitos inesperados no cérebro. Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Anglia Ruskin (...
  • Conviver com cães e gatos evita algumas infecções em bebês
      As crianças que convivem com cães têm menos chances de apresentar alguns tipos de infecções nos ouvidos ou problemas respiratórios d...

Translate

Tags

Aborto Alzheimer Amizade cursos depressão Dia do Psicólogo dor evento facebook felicidade finitude Imposição de Mãos Justiça lançamento de livro luto natal Patologia paz perda permissividade personalidade Pesquisas podcast psicologia psicoterapia Saúde second life solidariedade SUS Terapias Complementares teste

Arquivo

  • ►  2020 (9)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (1)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (2)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2019 (1)
    • ►  novembro (1)
  • ►  2018 (5)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  2017 (3)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (1)
  • ►  2015 (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2014 (3)
    • ►  junho (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  2013 (2)
    • ►  março (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2012 (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (1)
  • ►  2011 (2)
    • ►  outubro (1)
    • ►  agosto (1)
  • ►  2010 (7)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (1)
  • ▼  2009 (17)
    • ▼  setembro (1)
      • AS 5 CRIANÇAS-PRODÍGIO DO MUNDO ATUAL
    • ►  agosto (4)
      • 27 DE AGOSTO: DIA DO PSICÓLOGO
      • CURSO SOBRE TERAPIA REGRESSIVA
      • VIDA MODERNA x FELICIDADE
      • SENTIDOS
    • ►  julho (8)
      • Mudança de Template
      • Poluição: Inteligência humana afetada desde útero ...
      • Dia do Amigo
      • HIPNOSE: Tratamento Eficaz
      • Garota de 2 anos salva a vida da mãe
      • A FANTASIA
      • Menino ou Menina? Casal sueco se recusa a revelar...
      • REAL OU VIRTUAL?
    • ►  junho (3)
      • MICHAEL, para sempre, JACKSON!
      • Ocitocina - A Pílula do Amor
      • DOR
    • ►  maio (1)
      • Novo Layout
  • ►  2008 (3)
    • ►  abril (3)
  • ►  2007 (2)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2006 (6)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  novembro (2)
    • ►  agosto (2)

Criado com