A Vida é Inegociável

by - quarta-feira, janeiro 22, 2020




Este texto foi uma resposta que postei, ontem, em um acalorado debate entre jovens no Facebook, onde as mulheres estavam à favor do aborto e os homens contra e tentando heróicamente mostrar para elas o equívoco que estavam defendendo. Não foi possível ficar omissa naquele embate. Segue abaixo o que expressei: 

"Raramente expresso opiniões fora do meu perfil, mas acompanho alguns debates quando os considero importantes e, neste caso em questão, é impossível não pontuar. A vida humana começa a partir da união do espermatozóide e o óvulo que, juntos, formam a célula-ovo.

Isso é do conhecimento de todos ou, pelo menos, para quem estudou Biologia no Ensino Médio. Portanto, nesse ponto não há dúvidas de quando ela se iniciou. 
Há anos que inúmeras campanhas são veiculadas na mídia sobre o aumento das DST'S (Doenças Sexualmente Transmissíveis) onde são mostrados a importância dos cuidados que devemos ter para evitá-las. 

Acredito que todos que aqui se pronunciaram já devem ter visto pelo menos uma delas ao longo dos anos. E acredito também que se refletirem um pouco mais perceberão que o aumento dessas doenças só ocorreu pela falta de uso dos preservativos, mesmo com tanta informação disponível. 
Aliado à isso há o comportamento nada saudável de que sexo sem compromisso tá na moda e "depois é só tomar a pílula do dia seguinte e tá tudo bem!" 
A partir desse pensamento irresponsável com a própria saúde as doenças se proliferam em escala alarmante. 
Portanto, ter relações sexuais sem preservativos é simplesmente impensável (com exceção de quem deseja engravidar) ou pelo menos deveria ser para quem diz que ama o corpo que habita. 

Logicamente, fica fácil perceber que se tal comportamento for adotado duas coisas serão evitadas: DST'S e gravidez. Não há o que discutir. Quando não queremos algo, seja bom ou ruim, os evitamos. 
Também não podemos esquecer que estamos submetidos às Leis criadas por cada sociedade e, além delas, também temos as Leis Morais às quais são transmitidas em cada núcleo familiar como forma de interagirmos civilizadamente e com respeito ao próximo. Uma das leis morais e humanas mais conhecidas é, Não Matar. 

Existem relatos sobre o tema em todas as civilizações que já passaram pela Terra. 
E em todas encontramos a mesma proibição. Não existe justificativa para tal. 
Matar é matar. 
Se cortamos uma árvore com um centímetro de altura ou com vinte metros a estamos matando. Independente do seu tamanho. 
Assim como não queremos e não admitimos o abate delas na floresta amazônica (ou em qualquer ponto da Terra) também devemos ter o mesmo nível de respeito pela vida humana. Será que a célula-ovo não merece respeito? Será que ela não foi você um dia? Não pode haver relativização da vida humana. Porque se assim for ela deixa de ter o devido valor. 

Relacionar-se sexualmente com alguém não significa agir impensadamente apenas ao sabor do desejo, como se não houvesse um amanhã. 
Isso se chama irresponsabilidade consigo e com o outro. 
Decretar a morte de um ser vivo, humano ou não-humano no útero ou fora dele tem o mesmo valor cívil e moral. 

Atualmente, não podemos nos dar ao "luxo" de dizer que a gravidez aconteceu "por acaso", pois todos os Postos de Saúde do país distribuem gratuitamente preservativos masculinos e femininos para todos! A vida é o nosso Bem Maior e deve ser tratada como tal. Ela não é descartável. Ela é inegociável! É lamentável ver quem assim não pensa."


Texto com Direitos Autorais Reservados © Cristina Santos
 

Posts Sugeridos

0 comentários