A Insustentável Insatisfação do Ser

by - terça-feira, outubro 11, 2011



Sem sombra de dúvidas, somos a única espécie na Natureza que nunca se contenta com o que tem.
Vamos refletir sobre os exemplos abaixo e ver se não conhecemos, pelo menos, uma pessoa que tenha apresentado as reações a seguir:
1- O indivíduo possui casa própria com sala, 2 ou 3 quartos, cozinha, banheiro e área de serviço, decentemente pintada e bem ventilada, mas se queixa que é pequena e não comporta suas tralhas. E enquanto não faz uma dívida monstro para adquirir outra, não sossega.
Porém, essa mesma criatura, em seus momentos de desvario não lembra que milhares achariam a sétima maravilha da Terra morar em uma como a dele!

2- O item Transporte deixa muito fígado intoxicado com tanto sentimento de raiva que o inunda, quando os menos desavisados passam dias e até meses amaldiçoando a sorte (ou empenho) do colega que trocou de carro por um novinho.  Ele, apesar de ter um bom exemplar apenas com três anos de uso e que atende a todas as suas necessidades, não lembra que ANTES, este, também foi seu objeto de desejo e que o conquistou!

3- No Setor Comunicação Móvel a situação se transforma em uma verdadeira Epidemia e em certas situações parece até brincadeira de criança quando falam para as outras: "Eu tenho, você não temmm"...
Claro, os adultos, são mais sutis, não jogam explícitamente na cara do outro uma frase como esta, mas fazem questão de dizer que o modelo 'x' tem 1000Gb de memória, que a plataforma do 'maravilhoso equipamento' permite acessar até a Casa Branca, e se brincar, entrar no chat com Obama!
Claro, a essa altura, o camarada já está mentalmente calculando o que vai deixar de pagar para poder adquirir aquele equipamento e nem consegue imaginar como seria sua vida sem ele!
O infeliz só não está lembrando que, ele mal conhece as funções do seu atual aparelho e que só o utiliza para falar...

4- No Lazer, os adultos se esmeram por pagar 60 prestações para realizar uma viagem de 8 noites e 7 dias a 24 países com direito a 20 minutos em cada um!  Engraçado é quando essas pessoinhas retornam do 'tour' e quando, no meio do papo, alguém fala sobre uma linda cachoeira que existe há 100km de sua própria cidade, o sujeito, sem graça, diz não conhecer. 
Por que será?

5- Agora vem a parte mais delicada e, seguramente, a campeã nas queixas: Relacionamentos Afetivos.
Neste setor, raros, estão satisfeitos e a lista das reclamações é interminável.
Só pontuaremos algumas, por serem frequentemente citadas: 
- Duas criaturas se conhecem em uma balada, no final da noite, remexem-se um dentro do outro, trocam espermas e ácido lático e no dia seguinte, alguém ficará com uma certa sensação de vazio.
- Casal namora há um ano e chegam a conclusão que não podem mais viver longe um do outro e se casam.  Meses depois descobrem que o ciúme sufoca a relação e não sabem porque suas contas dos respectivos celulares ficaram tão altas!
- Homem convida a mulher para jantar e, no final da noite, se não a transforma em sobremesa é imediatamente rotulado de 'não ter pegada'.  
- Mulher que após o jantar não quer ser a continuidade dele, é cortada sem dó nem piedade da lista.
E no final, todos reclamam que estão sozinhos. Por que será?

6- Aparência...aqui a lista é tão grande que se digitasse sem parar até o final do ano, ainda não terminaria. Mas, vamos lá:
- Corpinho proporcional para a mulherada é coisa do passado. Agora, deve ser 'malhado'.
- Sutiã nº 42, nem pensar. No mínimo 46 que é para comportar os 300ml de silicone em cada peito.
- Traseiro 80cm, nem em sonho. Calibrado com mais 500ml, para ficar bem piriguete.
- Sobrancelhas realçadas cuidadosamente à pinça, jamais!  Agora, é à laser.
- A voz continua a mesma, mas os cabelos...quanta diferença. O coitado é queratinizado, cortado, repicado, escovado, alisado, chapado para parecer 'natural', claro!
- Os mancebos não se fazem de rogado e até mudaram o nome da própria anatomia. 
Portanto, agora, homem não tem Tórax, tem 'tanquinho'. Não tem braços, tem bíceps. 
Mas, verdade seja dita, eles estão bem mais solidários ao sofrimento feminino.
Também gritam na depilação!  Claro, pois hoje, muitos abominam um antigo símbolo de masculinidade e arrancam a pelagem até de áreas que me recuso a dizer neste post...

Ufa, até cansa listar tudo isso, mas apesar do tom de humor adicionado às situações mencionadas, sabemos que elas são reais e que as dores, angústias e sofrimentos causados são o resultado da nossa insatisfação com o que temos ou vivemos.
Será que para sermos, de fato, felizes, precisamos trocar de carro todo ano e, se possível, por um importado?
Será que a comunicação por aparelhos deixará de acontecer se não mudarmos de modelo a cada lançamento do setor?
Será que não seria mais prazeroso vivenciar momentos de lazer com os amigos desfrutando e conhecendo nosso próprio país antes de nos aventurarmos no desconhecido?
Ser feliz é o desejo de todos, mas para que isso aconteça é preciso que amemos como somos, com quem vivemos e como vivemos. 
Do contrário, continuaremos sempre tentando preencher lacunas internas com procedimentos externos que só mascaram a realidade.
Na verdade, quando analisamos fria e lógicamente, percebemos que a felicidade está presente todos os dias em nossas vidas. Nós é que não a vemos. Ou melhor, não queremos vê-la como é, pois a nossa insatisfação não permite.
Para um adulto que vive na Somália, com parcos recursos, sozinho ou com familiares, se perguntado o que é felicidade, certamente ele responderá: "Ter comida todos os dias, uma cama com roupa limpa para dormir, água para beber e um teto que os abrigue".
Nós temos tudo isso e muito mais!
Temos um corpo e mente sadios, um país sem guerras ou atentados, um belíssimo céu azul, vasta fauna e flora e um povo acolhedor.
Ser feliz é estar vivo, participando e interagindo, amando e se doando, criando e repassando, aprendendo e ensinando, tolerando e compartilhando...vivendo!


Texto com Direitos Autorais Reservados © Cristina Santos

Posts Sugeridos

5 comentários